Carregando

Quem somos?

Grupo de Pesquisa em Direito e Inovação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

O Grupo de Pesquisa em Direito e Inovação da Universidade Estadual de Ponta Grossa tem como missão entender como as oportunidades criadas pela Economia do Conhecimento podem ser reverter em desenvolvimento regional. Acreditamos que a geração de valor por meio da inovação, da proteção de nossos ativos culturais e do conhecimento aplicado podem possibilitar o crescimento econômico sem a precarização dos direitos do cidadão.Para isso desenvolvemos pesquisas pautadas pela Responsabilidade com nosso entorno social; pela Independência no desenvolvimento das pesquisas e divulgação de seus resultados e pela Ousadia na escolha de nossos temas e metas a serem atingidas.

O grupo está registrado no Diretório Geral de Grupos de Pesquisa do CNPq e encontra-se certificado pela instituição. É formado por pesquisadores docentes, doutorandos, mestrandos, graduandos com iniciação científica e pesquisadores independentes que atuam de forma multidisciplinar com o objetivo de encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento social e econômico através do valor agregado obtido com as diferentes categorias de inovação.

O Grupo publicou artigos em estratos A e B do sistema Webqualis, além de um livro em 2019. Realiza comunicações em eventos regionais, nacionais e internacionais desde 2015 e tem atuado em atividades de consultoria para start-ups e pessoas jurídicas do terceiro setor. Atualmente tem desenvolvido pesquisas em inteligência artificial, economia criativa, sociedade civil internacional e novos desafios para a efetividade dos direitos humanos.

Prof. Dr. João Irineu de Resende Miranda

Formação

Formação profissional:

  • Mestre e Doutor em Direito Internacional pela USP.
  • MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação pela PUC - SENAI - Universidade Tecnológica de Compiégne (França).
  • Docência no Ensino Superior:

  • Diretor da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Ponta Grossa tendo como atividades desenvolvidas negociação de Acordos de Cooperação entre Empresas e a UEPG, Consórcio de Pesquisa, Contratos de Licenciamento de Tecnologia, Contratos de Adoção de Inventores Independentes, Convênios de Divisão de Royalties de Patentes, Contrato Internacional de Licenciamento de Direitos Autorais e documentos relativos a Proteção e a Exploração Econômica de Bens da Propriedade Industrial;
  • Chefe da Procuradoria Jurídica da Universidade Estadual de Ponta Grossa com o desenvolvimento das seguintes atividades relacionadas a área empresarial: negociação e celebração de Contratos Administrativos, supervisão e análise de Processos Licitatórios, supervisão e negociação de Convênios entre Empresas e Universidade; Análise e Celebração de Convênios Internacionais; Análise e Gerenciamento de problemas na área Tributária, Trabalhista, Propriedade Industrial, Convênios e Contratos Administrativos.
  • Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Inovação da UEPG:atividades correlatas: Revisão de Contrato Social, Redação de Acordos de Parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Negociação de Royalties e Transferência de Tecnologia.
  • Professor Orientador da Astreia Escritório Júnior da Universidade Estadual de Ponta Grossa Orientação, Redação e Revisão de Estatuto Social, Regimento Interno, Documentos de registro empresarial e Propriedade Industrial.
  • Link para o GPDI: Grupo de Pesquisa e Inovação
    Link da Produção Acadêmica: João Irineu de Resende Miranda